A Pastoral Vocacional

A Pastoral Vocacional tem como objetivo geral promover o discernimento vocacional, orientando os jovens, de nossa diocese, levando-os a refletir sobre o chamado que Jesus faz a todos os batizados às diversas vocações que estão presentes na vida da Igreja. Bem sabemos que, pela falta de pastores em nossas paroquias e comunidades se faz necessário uma maior atenção à vocação sacerdotal. Por isso, a Pastoral Vocacional é um meio para ajudar a “descobrir o sentido da vida e o projeto que Deus tem para cada um, acompanhando-os em seu processo de discernimento” (Documento de Aparecida, 314).

Bem sabemos que a vocação sacerdotal é um dom de Deus dado ao homem, e que, tal dom, parte de duas liberdades a de Deus que chama e a do homem que responde.

Vários são os trabalhos realizados em nossa diocese que visam a reflexão vocacional. Além dos ENCONTROS DE ACOMPANHAMENTO VOCACIONAL, realizados todos os primeiros finais de semana de cada mês no Seminário Propedêutico Imaculada Conceição em Piracicaba. Há também as visitas Vocacionais, que são de responsabilidade e organização dos padres reitores dos seminários diocesanos, ou seja, Pe. Antonio Maciel Mota, responsável pelas regiões Piracicaba 1,2 e 3; Pe. Claudemir da Silva, responsável pelas regiões pastorais São Pedro e Rio Claro e Pe. Paulo Sérgio Carlos, responsável pelas regiões Santa Bárbara e Capivari.

Temos também o ANIMAVOC, cuja função é estar nas paróquias, animando e promovendo a vocação presbiteral, reunindo-se com as diversas pastorais, destacando-se a catequese, a Pastoral da Juventude e a Pastoral dos Coroinhas e Acólitos, que são hoje, verdadeiros celeiros de vocações, tal trabalho, atualmente, está sendo animado pelo seminarista diocesano: Luis Gustavo Marques da Silva (3º ano de Filosofia) que desenvolve as atividades pastorais no Serviço de Animação Vocacional – Pastoral Vocacional (SAV-PV).

Diversos são os responsáveis pela Pastoral Vocacional, pois toda a Igreja é responsável por rezar e animar as vocações, é responsável:

Para concluir, estamos apresentando este mais novo instrumento de animação e promoção vocacional, cujo fim é de apresentar todos os trabalhos vocacionais desenvolvidos em nossa diocese de Piracicaba e de levar diversas reflexões sobre a vocação sacerdotal, tão preciosa e especial para a vida de toda a Igreja. Portanto, mãos a obra! Temos, pois, a missão de sermos promotores vocacionais, para que assim, a “messe não se perca por falta de operários, e o rebanho não pereça por falta de pastores” (Oração pelas Vocações), para isso, contamos sempre com a ajuda e intercessão de Maria, Mãe das vocações, respondendo, diariamente, nosso sim ao chamado de Deus.

SAV - Diocese de Piracicaba
Contato:
Tel:
E-mail:
(19) 3256-5382 / (19) 3434-0960
contato@animavoc.com.br