Artigos

Recomeçar firmes na fé e na vocação!

Estamos iniciando mais um ano de formação na vida de seminário. Assim como o ano é novo, tudo se faz novo, novas experiências, desafios e com certeza, novas emoções.

E não poderíamos ter começado o ano melhor, pois já retornamos às atividades com um belo retiro realizado no Seminário Propedêutico, tendo como orientador, padre Edenilson da Arquidiocese de Campinas. Foram três dias de pura renovação espiritual e sem dúvidas, ficará eternizado em nossos corações. Resumiria o retiro numa bela canção “Amar como Jesus amou” de autoria do Pe. Zezinho, SCJ e também alicerçado nas palavras de São Paulo que diz: “Tende em vós os mesmos sentimentos de Jesus Cristo” (Fil. 2, 5). Eis a nossa missão: buscar, a cada dia, uma semelhança das atitudes de Jesus.

Na mesma semana, após o retiro, fomos para o Seminário em Campinas onde lá aconteceu mais uma formação, essa, destinada e centralizada na área da psicanálise tendo como palestrante o Pe. Antônio Portilho, pároco da Paróquia Imaculada Conceição em Águas de São Pedro.

Passado a folia do momo, retomamos definitivamente as nossas atividades e o retorno às aulas que são ministradas na PUC-Campinas, marcando também os novos desafios acadêmicos a serem percorridos ao longo deste ano. Para os seminaristas que estão chegando, muita empolgação, animo e curiosidade, para os que finalizam neste ano mais uma etapa da formação, além de muita empolgação e ânimo, tem que ter também muita responsabilidade, pois afinal, tem a monografia (trabalho final do curso) para entregar. Que Deus nos ajude!

Outro fator muito importante deste ano, presente na vida e formação do seminarista, são os trabalhos pastorais, realizados sempre aos finais de semana nas paróquias de nossa diocese. Esse é também um momento de muito ânimo, principalmente para àqueles que iniciam, neste ano, uma nova pastoral.

Aproveito aqui, para agradecer a todos os padres e paróquias que acolheram seminaristas neste ano. É sempre bom poder contar com cada um de vocês, neste processo formativo que visa o sacerdócio.

Ano novo, tudo novo! Que Jesus, o bom pastor ajude a todos nós seminaristas a continuarmos firmes em nossa vocação e que Ele também nos acompanhe em nossos trabalhos, tanto acadêmico, quanto pastoral e que Maria, Mãe e protetora das vocações, acompanhe todos os vocacionados de nossa diocese e a todos aqueles que ainda estão em duvidas acerca de sua vocação, para que sejam firmes no sim a Deus e que Maria nos ajude a trilhar os caminhos de seu filho Jesus Cristo, nosso irmão.

Seminarista Willian Bento
Graduando em Filosofia – 3º ano

Compartilhar
Artigos anteriores
Diaconado permanente: uma vocação Recomeçar firmes na fé e na vocação! “Se Deus quer a vocação, é Ele quem a sustenta” JMJ – Madrid “Está é a juventude do Papa!” Setembro: mês da Bíblia A Revelação e sua relação com o ser humano Agosto, mês das vocações "Chamai! Não tenhais medo de chamar!"
SAV - Diocese de Piracicaba
Contato:
Tel:
E-mail:
(19) 3256-5382 / (19) 3434-0960
contato@animavoc.com.br